sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Exercicio Fisico, "Uma faca de dois gumes!"



Ora então muito boas noites caros leitores!
Este é o meu primeiro post neste blog do qual faço parte da equipa de administradores, o meu nome é João Nazaré, tenho 18 anos (fresquinhos, diga-se de passagem) e sou Instrutor de cardiofitness e Musculação, ou por outras palavras...o rapaz que anda com uma t-shirt com um estampado em letras Arial a dizer " Instrutor", fui formado por uma empresa privada na Universidade Lusofona em Lisboa e decidi aceitar a proposta do meu grande amigo Luis por dois grandes motivos...o primeiro por ser uma pessoa única, espetacular mesmo e que nunca mas nunca me faltou em rigorosamente nada do que necessitei da sua parte e porque sei que é necessário difundir a prática de uma actividade que remonta aos primordios das nossas civilizações actuais, o exercício fisico!
O tema sobre o qual me debruço nesta minha primeira intervenção no blogue é o exercicio físico como uma actividade de duas caras completamente opostas!
É sabido pela maioria das pessoas que devem possuir um nivel de actividade fisica moderado a alto com vista a prolongar o bem-estar tipico da juventude e a tornar-nos mais fortes contra as fraquezas provocadas pelo stress, pela irritabilidade, pela rotina do quotidiano ou ate mesmo para o tratamento de algumas patologias diagnosticadas. O que infelizmente já não é tão conhecido é o perigo que o treino excessivo representa para a nossa saúde. O treino excessivo é normalmente diagnosticado em individuos que pretendem atingir resultados muito especificos, ou possuem metas muito deliniadas mas que devido á incompetência dos intrutores dos ginasios ou muitas das vezes devido ao pensamento obcessivo que existe não sabem qual o melhor caminho para ir de encontro a esses objectivos tão especificos. Convém aqui realçar que esta situação é mais registada em épocas sazonais(naquele tempinho agradavel de Verão em que todas as pessoas têm o sonho de ir com um corpo atletico para mostrar e todo e qualquer utente da praia...).
Então, todo e qualquer praticante de exercicio fisico deve ter noção que, cada corpo é um corpo e o treino daquele amigo que treina bastante bem e que tem umas curvas bem deliniadas pode não ser certamente o mais aconselhado para nós, a não ser que procuremos lesões graves ou umas semanas sem poder treinar devido ao excesso de carga fisiológica para o nosso organismo,se queremos atingir objectivos muito especificos devemos sempre procurar a ajuda de um profissional qualificado que nos preste um bom serviço e nos conduza da melhor forma possivel aos nossos objectivos, que exercicio fisico não é sinónimo de dor muscular, isto porque muitas vezes o exercicio fisico é sim utilizado para melhorar o colestrol, baixar a pressão arterial, prevenir doenças cardiovasculares e isto são factores bastante importantes que não se veem ao espelho e por isso mesmo existe por vezes a tendência em fazer mais do que conseguimos, atitude esta que nos conduz a um estado de "overtraining", o que é bastante condenavel, pois hoje em dia, toda agente tem um amigo que é instrutor, ou um amigo de um amigo, ou ja ouviu falar de um determinado sitio na internet com bons conselhos, etc! Em publicações mensais existem as revitas, como a Men´s Health que possui optimos conselhos dados por colegas meus que possuem muito mais que o triplo da minha experiência...( sim, os conselhos desta revista são de facto bons e dados por excelentes profissionais, pena é por vezes existir o factor vendas o que leva a que alguns artigos possam de ser maneira apresentar-se um pouco imcompletos para o atleta menos experiente.
Com este primeiro post o meu objectivo é elucidar-vos, caros leitores, para a relação risco/beneficio existente aquando da prática de exercicio fisico.
Quero então deixar bem presente que daqui para frente farei sempre artigos mais praticos e que possam ser utilizados para todos aqueles que já não passam sem se exercitarem, mas como é sabido, tudo tem que ter um inicio, e estee artigo que vos escrevi aqui hoje, é parte inteegrante de uma pequena conversa que tenho sempre com os meus clientes antes de começarem um programa de exercicio fisico, pois neste mundo a paciência é uma maxima!


P-s: gostava so de pedir as mais sinceras desculpas pelo meu atraso mas da-se que possuo um ritmo de vida bastante intenso(o Luis sabe;)) e por vezes é nestes espaços assim que eu consigo realizar a tarefa para a qual fui convidado!


5 comentários:

André disse...

Engraçado como nunca ninguem me disse isto quando comecei a "fazer ginásio".É uma pena que as pessoas só pensem em atingir corpos enormes a todo o custo, muitos preparadores vendem esse sonho, vendem mitos para fazer o negócio mais rentável.

Nazaré disse...

sim andré, actualmente a tend~encia deste mundo por parte de algumas empresas de enorme poder é vender os serviços e mais e melhor possivel, descurando por vezes dos meios pra atingir os fins dos instruendos.
Felizmente, cada vez mais surge nesta área a ética como agente regulador de uma boa relação entre vendas/objectivos do cliente,possibilidade de os alcançar!
fico contente que toquei no ponto exacto que fixei quando decidi publicar este artigo!

LD disse...

Folgo por saber que me tens em tão elevada consideração Nazaré. Já sabes que em tudo o que precisares eu tentarei ajudar e também sabes que és como um irmão mais novo para mim.
Quanto ao artigo. Está realmente muito bom (já sabes os defeitos que lhe apontei). Continua com o bom trabalho.Abraço.

MariaEduarda disse...

exercitar dá trabalho. e nao tenho um gosto especial por ter trabalho. =p

Tirando isso, ir para um ginásio é bestial e dá para aliviar o stress =)
E tambem para "aliviar" o peso. xD

André disse...

Todo o trabalho vale a pena quando bem feito!
~André