quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Frase da Semana ( 2º Setembro 2008 )

Passada mais uma semana, aqui estou eu de volta para vos brindar com mais uma frase. Devo confessar que a busca não foi fácil, contudo, de entre várias opções escolhi a que me parece mais polémica. Sem mais rodeios, aqui vai: 

"Obama como símbolo de ultrapassagem da questão racial não interessa nada."

Obviamente o autor desta afirmação clarifica a sua ideia de seguida: 

" A questão está resolvida nos Estados Unidos e os grandes marcos dessa tradição até são republicanos. Como Yves Roucaute recordava há duas semanas (Figaro, 4.9.08), o partido republicano foi criado por Abraham Lincoln contra o partido democrata esclavagista; o voto aos negros foi dado pelo republicano Ulisses Grant em 1870, e não pelo democrata que o antecedeu, Andrew Johnson; o partido democrata só começou a aceitar a igualdade de direitos em 1961; a primeira nomeação de afro-americanos para cargos como o de chefe de Estado-maior e o de secretário de Estado foi feita pelo republicano George W. Bush."

Independentemente dos factos que levam o autor da afirmação, Vasco Graça Moura, a pensar dessa forma, vejo-me forçado a discordar. Não me parece correcto ignorar todo o simbolismo que a eleição de um negro como Presidente dos EUA teria apenas porque os negros já não são escravos há muito tempo, é certo que Obama não é um Martin Luther King, é certo que não é nenhum messias, tal qual o Salvador Jesus Cristo, que vem salvar os negros da opressão branca. Porém, a vitória de Obama será a prova de que os americanos não têm problemas em confiar o poder a uma pessoa negra, o voto de cada um representará um pequeno deposito individual de confiança na competência e nos ideais de Obama, o que não acontece com os outros negros que foram nomeados por Bush, não existe o apoio das massas, trata-se apenas do reconhecimento da qualidade desses senhores pelos seus pares, incomparável a uma vitória de Obama que arquivaria para sempre o processo da discriminação racial nos Estados Unidos.

Source : [http://dn.sapo.pt/2008/09/17/opiniao/felizmente.html]

~André

1 comentário:

LD disse...

Obviamente que não se pode ignorar este marco. Só o facto de existir a possibilidade de se escolher um negro para a presidência de uma das mais poderosas nações do mundo já é digno de registo. Obama é acusado de ser um negro com privilégios de branco. Ora, só isto demonstra o quanto as mentalidades ainda vêem as coisas a "preto e branco" e também por isso é um marco inesquecível.

O que o sr. Vasco Graça Moura diz quanto ao partido Democrata não é verdade. Foram os Republicanos o partido racista, conservador e esclavagista desde sempre. E apesar de Lincoln ser repúblicano e ter tido um papel importante na luta contra a segregação racial, não nos podemos esquecer que ele foi assassinado, certamente, por um fanático repúblicano a favor da escravatura.