quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Hoje é dia 11 de Setembro!



Foi mais ou menos a esta hora que se iniciaram os ataques ao World Trade Center. Faz hoje sete anos!
Na altura pensei tratar-se de um qualquer novo filme que os norte-americanos iriam realizar, algo bastante arrojado. Só depois percebi que não era um filme, era real! Lembro-me de quase gritar quando o segundo avião embateu na torre. Este foi um dia que me marcou para o resto da vida, sendo somente espectador (a milhares de quilómetros). Não imagino a dor daqueles que assistiram lá ou que vivem hoje com as perdas da catástrofe. Tantos morreram, tantas famílias choraram!
Por tudo isso, gostaria somente de deixar esta singela homenagem a todos os que lá estiveram e viveram aquela catástrofe e àqueles que ainda hoje lidam com ela!

1 minuto de silêncio por favor...

4 comentários:

André disse...

11 de Setembro de 2001 é provavelmente dos dias mais marcantes da história da humanidade, nós eramos muito novos para perceber o quão enorme seria a marca deixada por essa manhã. O mundo mudou completamente, a nível das organizações internacionais, a nível dos planos e estratégias para o futuro, a crise do petróleo que hoje vivemos é indirectamente provocada por esse ataque terrorista. Naquele memorial apenas constaram os nomes dos que morreram naquele dia, mas o que se vai erguer ali, tem nas costas a carga de muitas mais almas, as vitimas daquele ataque somos todos nós, o mundo mudou, a nossa vida seria diferente por certo, mas restringindo-me ao campo das vitimas mortais, é de tal forma enorme esse número que parece exagero da minha parte, mas reparem nos soldados americanos que morreram destacados nas várias frentes da guerra contra o terrorismo, reparem nos soldados da ONU,NATO ou simplesmente dos paises que prestaram apoio directo aos E.U.A, reparem no número de mortos do lado contrário, reparem no número de polícias mortos, numa situação de pós-guerra no Afeganistão e Iraque, reparem nas pessoas que perderam concerteza fortunas por verem os seus negócios arruinados com a subida do preço do petrólea, a subida dos combustiveis acarreta uma subida dos preços dos produtos alimentares, logo a qualidade aumentou e consigo a fome, a miséria o sofrimento...querem que continue? quantos monumentos seram precisos erguer para faser honra a quem perde a vida sem ter culpa alguma do sucedido, de quem é a culpa do sucedido? Será dos E.U.A, da sua política expansionista que sufoca tudo e todos, sem qualquer respeito por culturas diferentes? Será dos terroristas, que lutam por uma causa, por vezes nobre, mas com os meios errados? Será que eles têm acesso a outros meios, nomeadamente diplomáticos? Será que alguem lhes daria ouvidos? Ou será culpa simplesmente da forma como o mundo está organizado? Não há solidariedade, os interesses movem o mundo,levandos os mais fracos a agir em desespero? Será que há bons e maus, fracos e fortes? Acho que tudo isto pode ser resumido com a já famosa e não menos brilhante frase: " A man´s terrorist is another man`s freedom fighter."

André disse...

leia-se : "constarão os nomes ..."
"preço do petróleo"

LD disse...

Não posso estar mais de acordo André. Muito poucos estariam cientes, na altura, das alterações que o acontecimento daquela manhã iria desencadear. Hoje, com influência directa ou indirecta desse dia, vivemos num mundo muito diferente. Este era mesmo um dos símbolos do capitalismo e da globalização. As relações de poder sofreram mudanças. A política internacional tal como a economia foram abalados e tiveram de se adaptar a novas realidades.
O 11 de Setembro chamou também a atenção para o paradigma (pouco eficaz, "incompleto", muito ténue) do Direito Internacional. Aquele (e desde então) foi um momento de reflexão acerca da política, da economia e do Direito internacionais.

Não obstante, a minha intenção era homenagear todas as vítimas (no fundo também nós o somos, como disseste) com a mesma atitude que tinha naquela época (a mesma ingenuidade). Na altura era tudo tão simples, quem diria?...

Nazaré disse...

E tudo passou, o mundo virou-se de pernas para o ar e tudo passou, tudo se esqueçeu...quem é Osama Bin Laden? Um simples fugitivo do mundo, um terrorista como outro qualquer...