domingo, 14 de setembro de 2008

Notícias da semana- Rádios dos snipers falharam no sequestro do BES, In Sábado





Foi á cerca de 30 minutos que fui a um hipermercado para adquirir alguns bens de primeira necessidade quando, como já é habitual, passei pela secção de leitura e revistas e me deparei com uma capa preta, com letras gordas e grandes dizendo:"A VIDA DOS PRESOS MAIS PERIGOSOS DE PORTUGAL". Quem me conhece bem e conhece a minha postura mais madura e mais virada para a actualidade sabe á partida que teria obrigatoriamente que pegar nesta revista. Qual é o espanto quando, mesmo antes de ir a procura da grande reportagem olho para o canto inferior esquerdo desta capa apelativa e consigo ler o seguinte:"Relatório Confidencial -Rádios dos snipers falharam no sequestro do BES".Fiquei espantado, sem reacção, contrariamente ao que seria de esperar de uma pessoa sem reacção, tentei encontrar o artigo referido o mais depressa possível e imediatamente fiquei imobilizado naquele hipermercado, devorando cada caracter daquele artigo!
Através da interpretação que fiz do artigo pude chegar rapidamente a uma conclusão...o GOE não falhou! Apesar de não ser muito vasto o leque de pessoas que sabe o que é o GOE (grupo de operações especiais da P.S.P.) convem que se tenha presente que o GOE está no top mundial das forças especiais, treinando este grupo com as duas melhores forças especiais existentes, a SWAT e os BOPE! Existem três condicionantes que impedem o GOE de superar a SWAT ou os BOPE sendo elas a frequência de acção (este factor reverte completamente a favor dos BOPE), os meios disponíveis (esta foi a grande condicionante que me leva a escrever hoje sobre esta notícia!) e a constituição dos diferentes paises aos quais pertencem estas unidades especiais (GOE pertence a Portugal, BOPE ao Brasil e a SWAT aos E.U.A).
Voltemos então ao assunto que defendi anteriormente, o GOE não falhou! E questionam-se vocês...mas que raio, se o Sr. Oliveira Pereira (actual director nacional da PSP) garantiu que foi a melhor prestação de sempre do GOE e que foi um "abre-olhos" para o povo português ver que que a policia não esta adormecida, porque raio esta este individuo a dizer o contrario? A resposta é simples, de facto, foi mesmo um "abre-olhos" para o povo português porque toda a gente duvida do potencial da PSP, mas o que toda a gente se esquece é que estes nossos protectores podem acabar com a sua carreira se dispararem sobre um criminoso para proteger um inocente! Gosto de me relembrar de uma frase proferida por um amigo meu que esta actualmente no CI (corpo de intervenção) quando oiço dizer aquele tipo de coisas. Quando treinávamos os dois e debatíamos o assunto ele disse-me" João toda a gente diz que a PSP não manda nada e tem medo de entrar e não entra mesmo nos bairros problemáticos, mas eu digo-te uma coisa...nós entramos onde queremos e quando queremos, quem está por fora é que não tem noção clara do que é uma unidade especial como os GOE ou o CI a actuarem, nós somos do pior e só queremos as coisas organizadas e sem distúrbios!
Caros cidadãos, isto é verdade, como se pode constatar logo a vaga de assaltos na grande Lisboa, em que foram feitas rusgas e é curioso, como parecia que a PSP sabia o que procurar e ONDE procurar! O que falta as nossas forças são meios e condições e foi precisamente por uma avaria nos transmissores dos snipers que a operação não foi a 100%, porque em termos estratégicos, acreditem amigos, o GOE estava fortemente posicionado e com capacidade para fazer duas linhas de fogo para cada um dos assaltantes! Eram quatro os snipers que aguardavam pela ordem de disparo, ordem esta que devido á pobre qualidade dos meios só foi escutada por um dos atiradores que de imediato reagiu, colocando perfeitamente uma bala no crânio de Nilton de Souza! O objectivo era neutralizar de imediato os dois suspeitos, operação que ficara condicionada devido à avaria radiofónica que fizera então que os elementos de assalto do GOE (os que entram e têm como objectivo restabelecer a ordem no minimo espaço de tempo possível...) agissem de imediato neutralizando posteriormente Wellington Nazaré. Foi sorte Wellington não ter disparado sobre nenhum dos reféns antes da equipa de assalto tomar posse das instalações!
A capa da revista pode ser mais detalhadamente consultada em http://www.sabado.xl.pt/#com e podem até comentar o artigo no site fornecido, mas como é claro, nos do freedmen times agradeceríamos imenso os vossos comentários aqui no nosso blogue!

Abracos,

João Nazaré

2 comentários:

André disse...

Ainda bem que partilhas esta notícia connosco, pois eu fiquei bastante perplexo com o facto de os assaltantes não serem abatidos ao mesmo tempo, pondo gravemente em causa a segurança dos refens, mas ainda bem que tudo correu pelo melhor.
~André

LD disse...

Concordo com o André. Ainda bem que partilhas connosco esta notícia. Realmente ajuda a explicar certas coisas.

Há só uma coisa que não concordo. Tendo em conta a onda de criminalidade tão "patrocinada" pelos media, mais do que saber o que procuravam, as forças de segurança quiseram mostrar serviço.
Portanto, para mim, não sabiam bem o que iam buscar. Sabiam sim que tinham de mostrar que Portugal afinal até é seguro porque tem forças de segurança que zelam arduamente por isso. E isso até é verdade. O que quanto a mim não o é são essas supostas certezas.

Além disso, não podemos comparar a PSP e a GNR, forças de segurança "convencionais", com os GOE ou o CI, que apesar de terem uma relação institucional, nomeadamente com a PSP, "jogam noutro campeonato". Esses sim entram em qualquer lado.

Abraço