domingo, 14 de setembro de 2008

Notícias da Semana - Sarah Palin

Recentemente, a sra. Sarah Palin, vice-presidente da campanha de John McCain nas eleições norte-americanas, deu uma entrevista ao canal televisivo ABC (a primeira enquanto vice-presidente). Nessa entrevista a sra. Palin afirmou-se defensora da inclusão da Ucrânia e da Geórgia na NATO, mesmo sabendo que o sr. Putin e o sr. Medvedev não aceitariam isso às boas. [Até ai nada de escabroso.] Tendo em conta essa possível adesão à NATO e , nesse contexto, uma possível invasão por parte da Rússia, nomeadamente à Geórgia, a sra. Palin admitiu que poderia ser declarada guerra à Rússia. A sra. Sarah Palin é constantemente atacada pela sua reduzida experiência quanto a assuntos de política e diplomacia externas. Declarações como esta comprovam-no. Não só a sra. Sarah demonstra consciência leviana, como também uma visão conservadora do mundo e das relações internacionais (típico dos "novos" republicanos). O mundo já não vive "chocalhado" entre duas superpotências, nem num quase unipolarismo americano...agora a multipolaridade é o que melhor descreve este mundo. Uma guerra entre E.U.A. e Rússia não é desejo que se tenha! O caminho da diplomacia ainda vai dando boas cartas...


Apesar de tudo, com a Rússia a apoiar dementes como o sr. Hugo Chavez, Presidente da Venezuela (ver http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1012685), numa "campanha anti-Estados Unidos da América", o orgulho americano ansiará por políticas externas agressivas (para mostrar quem são afinal os americanos...) e dessa forma, por mais frases infelizes que a sra. Palin profira, os republicanos saem fortemente favorecidos (com a sua visão conservadora e habitual [pelo menos ultimamente] insensibilidade na política externa). A "cegueira" (orgulho a mais...) "repúblico-americana" parece voltar a ganhar adeptos. Manter-se-ão posições! Se isso se mostrar verdade em Novembro próximo, sempre quero ver como a opinião pública mundial vai relembrar declarações como esta da sra. Palin. Pela minha parte, espero sinceramente que tudo não passe de uma urdidura sem sucesso! Precisamos de uns EUA renovados, precisamos de novas visões, horizontes mais largos! O globo exige mudança! Por isso o meu candidato é, necessariamente, o democrata Barack Obama!

PS - neste texto, ao falar nos republicanos (aparentemente no geral), refiro-me sobretudo à nova geração repúblicana, excessivamente conservadora e "cega" de orgulho, até porque existiram óptimos Presidentes republicanos de largos horizontes e com bastante tacto (Lincoln, Roosevelt, Ronald Reagan, por exemplo). Como tal, seria injusto generalizar os qualificativos, pois "cada um é como cada qual".

(ver: http://br.youtube.com/watch?v=3ALsjhDDdaA [PARTE 1_10:31] e http://br.youtube.com/watch?v=K-5Y8ufS9kc [PARTE 2_02:43]).


LD

1 comentário:

André disse...

Incluir a Geórgia e a Ucrânia na NATO só para "picar" a Rússia parece um pensamento tão banal, só digno de adolescentes, crianças ou presidentes de clubes de futebol, que adoram provocar-se uns aos outros para manter a adrenalina em alta. O que mais me impressiona, mas que de resto já não é novidade, é que os Americanos por mais que façam marchas, ou andem com cartazes anti-bush "no more blood for oil", estão mais do que dispostos a votar em alguem que lhes promete guerra, qual o objectivo de atacar a Rússia? A sra Palin quer conquistar a Rússia bem a moda de Octávio Augusto,colocar a bandeira Americana em território russo? Naquele tempo os romanos massacravam as populações conquistadas para manter a ordem, como quer a sra Palin fazer? Massacrar os russos num pós-guerra, ou matá-los todos durante a guerra? As únicas consequências realistas, ou pelo menos não dementes duma eventual guerra usa vs russia ou 3ª Guerra Mundial, seria um agravemento da crise de petróleo, e o afundamento da qualidade de vida mundial.

~André